Se você está considerando mudar para Hong Kong ou acabou de chegar: seja bem vindo a Hong Kong, se nunca teve uma experiência de morar fora do Brasil você vai se surpreender bastante com o lugar. As dicas descritas para os visitantes em ‘Só de passagem’ serão úteis em sua primeira visita a Hong Kong, vale a pena conferir.

A primeira coisa é sobre a mudança, se sua empresa lhe oferecer transportar a mudança em containers pode aceitar, mas se a oferta for somente de um adicional para a mudança, talvez valha mais a pena comprar em Hong Kong, porque o transporte de carga é muito caro. Muitos apartamentos são semi-mobiliados então nem precisaria comprar muita coisa. Faça uma pesquisa de preços e só então decida.

Se você possui animais de estimação, consulte o veterinário para saber se é recomendável trazê-los. Além da viagem muito longa, o Brasil não tem boa classificação para trazer animais o que resultaria em manter o animal em cativeiro do governo de quarentena por 4 meses, pode ser muito para a saúde dele, se tiver com quem deixa-lo no Brasil é melhor.

Se trouxer, as recomendações em apartamentos são parecidas com o Brasil, procure condomínios que aceitem animais, o que é permitido na maioria deles, e o máximo que pode ocorrer é o seu aluguel ser mais caro um pouco.

Apartamentos:

Questão a parte para nós brasileiros, mesmo que você ache que está acostumado a espaços pequenos como kitnets no Brasil, você ficará assustado com os tamanhos de apartamentos aqui.

Acostume-se as unidades de medida, como Hong Kong foi colônia inglesa são em polegadas e em pés quadrados. A conversão é: 1m = 39,37 in e 1m² = 10,76 ft². Segue abaixo link de conversor de medidas:

http://www.convertworld.com/pt/

Se procurar nas áreas denominadas expats, em que está a concentração maior de estrangeiros, o preço será maior, a probabilidade de ser mobiliado também. As regiões de concentração de restaurantes na ilha de Hong Kong são também de maior concentração de estrangeiros são elas: Soho, Lan Kwai Fong, Mid-levels. Afastar-se dessas regiões pode ser um pouco menos conveniente, mas mais barato e possivelmente apartamentos maiores. A idade do prédio não vai determinar o tamanho do apartamento como normalmente é no Brasil. A cidade é acostumada a tipologias diferentes no mesmo andar, portanto prédios velhos e novos possuem apartamentos grandes e pequenos.

Há as ilhas de condomínios voltadas para habitação, que possuem lojas de conveniência e supermercados como Park Island e Discovery Bay, onde encontrará estrutura parecida com os grandes condomínios de prédios comuns hoje no Brasil. Há condomínios assim em Chai Wan e Kowloon side.

As tomadas são no padrão inglês, então precisará de adaptadores para os carregadores e aparelhos eletrônicos que trouxer. Outra informação importante é que a voltagem é de 220V, então se o aparelho não for bivolt nem precisa trazer.

 Mobiliário:

Se não encontrar o apartamento mobiliado e tiver que comprar os móveis há boas opções em Hong Kong, a Ikea é a mais fácil e com maior variedade e o melhor preço entre os shoppings especializados, há três lojas em Hong Kong e entrega e monta em sua casa. Há o shopping Horizon Plaza especializado em mobiliário e decoração, e possui algumas lojas de outlet, e também o Home Square outro shopping especializado em mobiliário e decoração. É muito comum encontrar gente chegando e saindo de Hong Kong e por isso tem muita gente vendendo móveis semi-novos, tipo 1 a 2 anos de uso no site do Asiaxpat, mas cuidado a diferença para o novo tem que ser grande para valer a pena, porque o transporte pode ser complicado e caro, principalmente se o prédio não possuir elevador ou se a rua for de difícil acesso para carros.

Abaixo os links dos locais mencionados:

http://www.ikea.com/hk/en/

http://www.discoverhongkong.com/eng/shop/where-to-shop/malls-and-department-stores/horizon-plaza.jsp

http://www.homesquare.com.hk/

http://hongkong.asiaxpat.com/

Supermercado:

Há algumas grandes marcas de supermercados com produtos internacionais. O que irá encontrar mais variedade de importados é o City Super, seguido do Fusion e International, Parknshop, o Market Place e finalmente Wellcome.

http://www.citysuper.com.hk/

http://www1.parknshop.com/WebShop/JumpPage.do?comeFrom=MenuContent&menuId=100001&parentsId=100000

http://www.marketplacebyjasons.com/mpjshop/en/html/index.html

http://www.wellcome.com.hk/zh_tw/

Saúde:

Farmácias e drogarias: a Watsons e a Mannings são duas grandes redes de drogaria, mas nem todas as lojas possuem a farmácia, ou seja, não será em todas que irá encontrar remédios de prescrições médicas, às vezes somente produtos de beleza e higiene e remédios comuns de gripe e dor de cabeça. Procure se a loja possui pharmacy, ou vá a FANDA.

http://www.watsons.com.hk/webhk/Home.do

http://www.mannings.com.hk/eng/

http://www.fanda.com.hk/

Consulado:

É importante que você despois que estabelecer seu endereço em Hong Kong faça o registro no consulado do Brasil. Isso é importante para que em caso de catástrofes o Consulado tenha atualizado os seus dados. Mas não se preocupe mesmo com tufão em escala 10, houve somente um registro de morte e nenhuma ocorrência grave. A cidade é totalmente estruturada para as intempéries da natureza.

Mais informações sobre o Consulado:

http://hongkong.itamaraty.gov.br/pt-br/